quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

O poder da música.

(Aviso: este é um post musical. Ler e ouvir a música colocada nos links abaixo pode causar-lhe sorrisos e boa disposição.)

Há "autores" que nos tocam mais do que outros, pela sua musicalidade e ritmo, que têm mais a ver connosco. Não que perceba muito da teoria... Alías, em pequena, os meus ensaios de flauta para as aulas de música do colégio devem ter sido responsáveis por ataques de nervos sucessivos nos meus avós, com quem vivi. Não me lembro deles se queixarem (tão queridos) mas hoje até me franzo toda a recordar as fífias da  #**$&§ da flauta e as horas em que eu tocava a mesma música das "Ceifeiras" (imaginem a quantidade de vezes que não devo ter tocado aquilo seguido, para ainda me lembrar, quase trinta depois, de algumas notas e que havia algures na letra umas ceifeiras!..).

Felizmente o meu gosto evoluiu. Podemos não perceber muito de música, mas podemos deixar-nos tocar muitíssimo por ela. Apreciar, soltar, respirar e sentir como alguns tons ecoam no nosso coração. Sting é daqueles artistas com quem cresci. Álbum após álbum. Um dia desarrumamos o CD guardado e percebemos que ainda sabemos as letras de cor. 

"Ghost Story" - é um musicão! Começa por fazer arrepiar e depois até de emocionar...



Oiçam duas ou três vezes seguidas... Experimentem... Parece que há um crescendo e um espírito positivo a aumentar o tom. As notas são bonitas. Os instrumentos misturam-se harmoniosamente com a voz rouca... e por volta do 3º minuto até o "Amadora Power" pulsa cá dentro!!

Eu considero-me uma sortuda em termos de músicas e bandas que a família me impingiu pelos ouvidos dentro. Havia o Sting e os Genesis e a estes diz-se algo como "é rock sinfónico!" Também não faço a mínima o que significa isto, mas dever mesmo bom porque são outros deuses a tocar! Já pensaram nos desgraçados cujos pais gostam de Zé Cabra e crescem ao som da cana rachada?! Deve ser um azar do caraças!

Zè Cabra - https://www.youtube.com/watch?v=OKr0wOOKXDE

Não se trata de uma questão de elitismo. Ele é mesmo mau. Eu posso não perceber de música mas topar quando desafinam, contrastando com uma capacidade de sentir a harmonia de uma canção e perceber beleza nela. Ou só alegria. O Marco Paulo por exemplo, é um marco da música popular portuguesa. FEZ HOJE ANOS!! És o maior! Eu gosto de Marco Paulo :) e esta hein? Porque é genuíno. E até tem voz.

Espreitem o "Maravilhoso coração" no youtube e é vê-lo a berrar notas mais altas que o Evereste, como se não houvesse amanhã!!  Aqui - https://www.youtube.com/watch?v=FnBUINmS_bk
 Marco Paulo "Morena, Oh Morenita" É animado, é único e é kitsch!

Ponham o "Morena Oh morenita" a tocar numa sala e é ver tudo no bailarico! Eu sou fã, adoro esta música. Peço que vejam o vídeo. Depois de uns segundos de espanto, recuem uns anos, aumentem o som e divirtam-se! 

O poder da música? Qualquer uma tem... desde que nos desperte emoções! ;)


Sem comentários:

Enviar um comentário