terça-feira, 29 de outubro de 2013

Governo aperta regras sobre animais de companhia em casa - Pronto ! Agora cortam até nos animais de estimação.


O Governo quer alterar a actual lei sobre animais domésticos e limitar a dois o número de cães por apartamento. No caso dos gatos, o limite sobe para quatro. A ideia é da ministra Assunção Cristas e consta do projecto de Código do Animal de Companhia, que, segundo o Governo, ainda não está fechado. Em Bruxelas, debateu-se ontem o bem-estar de cães e gatos.

A notícia é avançada pelo jornal “Público” e poderão consultar no link abaixo. Vou tentar fazer aqui uma análise racional:


1 - Por um lado temos o presidente da Associação Portuguesa de Médicos Veterinários Especialistas em Animais de Companhia, Jorge Cid, a admitir ao “Público” temer "gravíssimas implicações" para quem gosta de animais; e ainda a Associação Animal e a Ordem dos Veterinários, que também se mostram contrárias às novas regras. 


2- Por outro lado, temos a Dra. Assunção Cristas e a malta de Bruxelas, a querer meter o bedelho também na vida dos animais de companhia portugueses. 


3- Existem Câmaras Municipais e respectivos serviços de Higiene e Salubridade, que se contactam quando há indícios de excesso de animais numa casa, sujeitos a más condições e /ou maus tratos. Mas, se as novas regras prevêm uma redução das multas para maus tratos, então a preocupação não deve ser tanto com o bem estar dos animais... até porque depois, quanto ao abandono também não há consequências... Espectacular. 


4 - E o passo seguinte? Uma ZOO-ASAE no prédio de fita métrica em riste, a querer medir a pança do meu gato, para ver se está dentro das normas europeias?? 


CRISTO! O Governo não terá mais nada com que se preocupar?!  


Sugestão agridoce : investir na educação cívica DAS PESSOAS. 
Por exemplo, não berrar com o animal ou deixá-lo a ganir horas a fio (refiro-me ao cão e não ao eventual fiscal de Bruxelas ou da hipotética ZOO-ASAE).


http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=127364

Sem comentários:

Enviar um comentário